Quem somos nós

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
REGINA AZEVEDO, jornalista, escritora, editora de livros e professora do PECE-Poli-USP nas áreas de Comunicação e Motivação.

domingo, 12 de abril de 2009

Blogando: Grupo Eco Fotos - Site x Blog

Pois é, já estamos na nossa 5ª aula do curso foto e video da natureza, na UMAPAZ, onde cada aula traz uma novidade, que sempre surpreende e encanta a todos. O desafio dessa aula era realizar nossa primeira entrevista, um ensaio para muitas outras que virão. Combinamos de entrevistar duas pessoas do próprio curso, a Marina Lima- Biológa, Jornalista e Gestora Ambiental e Leandro Gonçalves- Administrador de Empresas, estudante de Biologia e Blogueiro. A entrevistadora, também participante do curso era Rosalina Cassini- Captadora de recursos para projetos.

Todos estavam um pouco nervosos, ensaiamos algumas vezes antes de começar, todos verificando o melhor enquadramento e posicionamento de suas camêras, pois a idéia era começar e ir até o fim sem parar. E assim foi, muitas camêras a postos e, ao sinal, alguns apertaram o REC e outros partiram para vários cliques objetivando obter as melhores fotos. Todo o material serviu para montagens de fotos, vídeos e até do making of, que por sinal ficou bem engraçado.

O tema abordado foi bem pertinente, afinal Blog e Sites são dois meios pelos quais podemos expressar o que sentimos e fazer com que isso, de alguma maneira, desperte o outro, senão para uma ação, pelo menos para uma reflexão. E é usando esses canais que podemos levantar sérios problemas ambientais, cada vez mais próximos de cada um de nós. As fotos e os vídeos muitas vezes falam muito mais do que muitas palavras, temos que aprender a usar cada vez mais isto, e isso é o que vem sendo feito no curso.

Adicionar imagemDesta aula, resultaram alguns vídeos, todos com tomadas diferentes; vendo os resultados, penso que o ideal é a edição das imagens de uma camêra fixa e outra com a imagem mais próxima, em close. Quando a camêra quer acompanhar muito o movimento das pessoas acaba deixando o telespectador meio tonto, ela deve se mexer lentamente ou então buscar na edição as imagens mais próximas. A questão de textos nos vídeos também foi discutida, temos que deixar as imagens o mais limpas possíveis, sem muitos textos; o nome e/ou qualificação do entrevistado ,se possível, deve ser pequeno e discreto, no rodapé da tela.

O resultado, editado pelo próprio Leandro, nos permite perceber a inserção do site e do blog dos entrevistados de uma maneira elegante, despertando o interesse do espectador. Percebam que o movimento da camêra é sutil, e que poderia até ter fechado mais no entrevistado, pois o entrevistador fica meio sem saber o que fazer. Os nomes ficaram um pouco exagerados, mas o letreiro final ficou muito bom, com todas as informações subindo no tempo exato para leitura. A música, num ritmo marcante, dá um certo "up" para a finalização do vídeo.

Um comentário:

arte todo dia a dia disse...

Contamos com seu apoio e engajamento nesta "oferenda" à nossas florestas, para que esta campanha em prol da conservação de nossas matas se solidifique e tenhamos cada vez mais conservadores ambientais.Gratos .Feliz 2010.
Malouh Gualberto/Equipe Ecofotografias
Projeto Ecolambelambe de Divulgação de ações pela Conservação da Natureza.
www.ecofotografias.com
Olhar de Oiá!

Campanha pelas Oferenda responsáveis e sustentáveis nas Matas Brasileiras para os que cultuam as forças da Natureza, começa dia 20.

Engaje seu Ilê ou igreja ou templo para receber a o Painel itinerante.

Com apoio e engajamento do Pai de Santo Francisco de Osun, o primeiro Pai de Santo a assumir a proposta, o Projeto Ecolambelambe/Ecofotografias, da fotógrafa Malouh Gualberto com curadoria do artista plástico, fotógrafo e artista gráfico Odilon Cavalcanti, estendendo seu espaço de atuação na divulgação de imagens e informações ambientais para entidades religiosas que louvam a Mãe Natureza, ou que dela se utilizem, lançando a idéia do oferendas responsáveis e sustentáveis, com a proposta do replantio de árvores e oferendas biodegradáveis, sem utilização de velas, para evitar o imenso risco de incêndios florestais, principalmente em áreas de mananciais. A idéia, acrescenta, é evitar garrafas de vidro e pets que, além de poluir, ainda causam risco a crianças e animais, trocando-as por oferendas sustentáveis - como sementes pertencentes à biodiversidade da mata onde é feita a oferenda , por exemplo. A idéia é fortificar as matas de onde entidades de várias religiões tiram sua força e inspiração, respeitando-as e conservando-as. O Brasil é pleno de religiosidade e assim deve dar este exemplo. Bom que se diga e remarque que diversas religiões se utilizam das matas como foco de suas orações e oferendas e todas elas, indistintamente, precisam de se conscientizar desta necessidade urgente de se conservar o que sobrou destes mananciais e reservas.

O grupo Ecofotografias itinera, atualmente, uma mostra nos Parques Estaduais contemplados pelo Projeto Ecoturismo na Mata Atlântica – no momento sua exposição “Trilhas do Olhar” está no Parque Carlos Botelho, em S. Miguel Arcanjo até 21/12/2009.

O primeiro terreiro de Candoblé a abraçar à idéia é o Ilé Asé Iyá Osun será o de Osun.

No próximo dia 20/12/2009 –na Festa de Iansã (ou Oyá), que é uma das entidades evocam a sustentabilidades, já que representa os ventos, que fazem a distribuição das sementes em seu corpo, Francisco de Osun, Presidente do Instituto Afro religioso Ilé Ase Iyá Osun lançará a campanha durante a Festa, expondo em lugar de destaque o painel que a representa. A idéia é conscientizar a todas as religiões da necessidade de respeito e dedicação a sustentabilidade de nossas matas.