Quem somos nós

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
REGINA AZEVEDO, jornalista, escritora, editora de livros e professora do PECE-Poli-USP nas áreas de Comunicação e Motivação.

domingo, 12 de abril de 2009

Blogando: Grupo Quarto Escuro - Autoconhecimento e Efeitos de retrato sob uma única fonte de luz (aulas 1 e 2)



Nós, do Grupo Quarto Escuro, nos responsabilizamos por dois temas: autoconhecimento e efeitos de retrato sob uma única fonte de luz. Falarei por parte do grupo ,pois nem todos têm em seus álbums fotos relacionados aos temas. Eu, Fernanda, particularmente não gosto de fotos do meu rosto tiradas por mim mesma porque eu sempre saio com o pescoço encolhido e fico com um papo horroroso, coisa que a Isis já faz muito bem, ela sabe o melhor jeito de se fotografar. A minha dica pra quem tem o mesmo problema que eu é se fotografar pelo espelho (sem flash na medida do possível), e depois usar algum programa pra "cortar" a máquina fotográfica caso ela venha sair refletida no espelho, atrapalhando a composição da foto! Ao lado, seguem os 2 exemplos citados. Com e sem o uso do espelho.

Em relação aos efeitos de retrato sob uma única fonte de luz, apesar de não ter conseguido uma foto com um visual bacana, o efeito que um "quarto escuro" e uma única fonte de luz podem fazer juntos é bem interessante. No meu caso, minha máquina tem o modo "manual" e dentro deste modo posso selecionar o tempo de exposição da máquina no objeto, porém eu só consigo um bom resultado deste modo quando fotografo num lugar escuro (com pouquíssimas luzes), pois à medida que você aumenta o tempo de exposição, mais luz é captada e portanto maior o risco de "estourar" a luz da foto. Meus melhores resultados com este tempo de exposição aumentado foram com fogos de artifício, mas como o tema aqui é autoretrato, eu fiz uma brincadeira com este tempo de exposição. Eu apontei a câmera pro meu rosto de olhos abertos (onde havia o foco de luz), e movi somente a cabeça pro lado e fechei os olhos. O resultado foram "duas cabeças" com duas "expressões" diferentes, dois momentos diferentes em uma única foto. Este é o melhor jeito de fazer o modo manual da minha máquina ser funcional. Pra quem dispõe desse modo, é uma boa dica.

Nenhum comentário: