Quem somos nós

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
REGINA AZEVEDO, jornalista, escritora, editora de livros e professora do PECE-Poli-USP nas áreas de Comunicação e Motivação.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Momento decisivo

No último sábado, Mauro e eu aproveitamos para visitar as exposições "Henri Cartier-Bresson" e "Bressonianas", no SESC Pinheiros, que ali permanecerão até o mês de dezembro.

Mauro na mostra. Foto de Regina Azevedo

Uma boa oportunidade para conhecer este grande mestre da fotografia, admirado por todos os que apreciam o fazer fotográfico.

Regina Azevedo no clique de Mauro Rubens

Para Cartier-Bresson "a reportagem é uma operação progressiva da cabeça, do olho e do coração para exprimir um problema, fixar um evento ou impressões". É o momento em que o fotógrafo decide, através de seu recorte, sua maneira de expressar algo sobre o momento vivenciado. Creio que isso define perfeitamente nossa proposta para a cobertura da Feira Cultural.

Boa sugestão organizarem-se grupos e visitarem as mostras. Todos saem de lá transformados pela magia bressoniana.

2 comentários:

Unknown disse...

Esse olhar instantâneo e mágico ...
Será fruto de intenso treinamento ou nasce com o dom quase divino destinado a poucos mortais ?

REGINA AZEVEDO disse...

Oi, Jayr! Conversnado com grandes mestres da fotografia como Izan Petrelle e Luciano Candisani, ambos da National Geographic, aprendi que é preciso conhecer a técnica mas, especialmente, treinar o olhar. A experiêncioa nos faz focar e enxergar o invisível com alguma habilidade e arte...