Quem somos nós

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
REGINA AZEVEDO, jornalista, escritora, editora de livros e professora do PECE-Poli-USP nas áreas de Comunicação e Motivação.

domingo, 4 de outubro de 2009

Fotovideoeditores

A terceira aula da Oficina Fotovideorrepórter do CEDOM teve lugar na confortável e bem equipada Sala de Informática do Colégio. Lá, os jovens repórteres tiveram a oportunidade de editar seus primeiros vídeos relacionados ao projeto, num exercício de criatividade.

Fotovideorrepórteres na Sala de Informática do CEDOM

Orquestrados por Mauro Rubens e monitorados por mim, todos se mantiveram atentos e demonstraram habilidade no uso de ferramentas de edição.

Mauro Rubens em ação

Muitos surpreenderam ao exibir sua familiaridade com os programas sugeridos; outros fizeram ali sua primeira incursão pela linguagem do vídeo, mesmo que fosse apenas para transformar uma sequência de fotos numa narrativa com som e movimento.

Jovens fotovideorrepórteres preparando sua primeira edição

O aecedoniano Jayr compareceu para registrar tudo e até ofereceu-se para participar da cobertura da Feira Cultural no próximo dia 24. Os temas foram distribuídos entre as equipes presentes e alguns foram reservados para os alunos que não puderam comparecer à aula por conta de compromissos previamente assumidos no período da tarde.

Jayr: nosso colaborador registrando imagens

Foi um prazer acorrer às dúvidas e perceber o quanto os fotovideorrepórteres, agrupados por equipes, mostravam-se interessados em aprender.

Com maior ou menor conhecimento na manipulação dos softwares
de edição, todos se aplicaram para produzir resultados

A Equipe Citrynno's trouxe várias entrevistas realizadas com os coordenadores de diversas atividades programadas para a Feira, demonstrando maturidade e organização tanto no que se refere às pautas quanto à produção e captação das imagens.

Alunos da Equipe Citrynno's

A Equipe Dosloucos apresentou seus integrantes através de uma narrativa bem construída ; aproveitamos para postá-la no canal AECEDOM como estímulo a todos que se dedicaram a mais esta etapa.


Vídeo produzido pela Equipe Dosloucos

Os Angelus e Aprendizes também mostraram seus talentos e os alunos do ensino Fundamental presentes aproveitaram para constituir a Equipe Real Madruga.

Alunos das Equipes Angelus e Aprendizes

Alunos da Equipe Real Madruga,
composta por alunos do Ensino Fundamental
Fotos de Regina Azevedo

Pelos resultados obtidos, estamos cada vez mais confiantes no sucesso da cobertura. Um grande desafio nos aguarda, mas com tanta dedicação, sentimo-nos plenamente preparados para vencê-lo. Sinceros agradecimentos aos fotovideorrepórteres, nos vemos no dia 24, prontos para ajudá-los no que for necessário.


6 comentários:

Unknown disse...

Parabéns à toda a equipe de novos fotovideorrepórteres!
Ocupar espaços, fazer-se representar, viver intensamente a realidade do seu tempo. São ações como a de vocês que nos fazem acreditar ser possível uma escola pública de qualidade. Nos fazem crer que muito pode surgir dessa turma de jovens engajados em um projeto e, mais que tudo, protagonistas de seu tempo. Vivam intensamente essa experiência. Torcemos por vocês!

Regina Sampaio disse...

Mauro e Regina:
Sempre me emociona demais ver a expressão de interesse e prazer de aprender nas carinhas dos nossos jovens coleguinhas de Cedom. Este é o melhor legado que nós, ex-alunos podemos deixar para eles.
São muitos os caminhos que o projeto fotovideorreporter está abrindo.
Parabéns - e obrigada pela dedicação, carinho e entusiasmo de vocês!

REGINA AZEVEDO disse...

Cara Regina Sampaio,
Agradecemos por seu apoio e entusiasmo. Realmente precisamos divulgar as propostas levadas a termo pela AECEDOM para que mais colegas se interessem por esta causa bastante útil à nova geração de cedonianos e à sociedade como um todo. Beijocas!

REGINA AZEVEDO disse...

Cara Amélia,
Obrigada por incentivar nossos jovens e talentosos fotovideorrepórteres. Até agora, todos demonstraram muita garra e determinação para alcançar seus objetivos. É bom deixar claro que todo este movimento começou com a reativação da biblioteca e o Clube de Informática, dos quais você, Darcy, Elaine e Osvaldo são os maiores responsáveis. Vamos trabalhar agora para o sucesso da cobertura. Beijocas!

Nathalya disse...

É uma honra para nós ter esses ensinamentos, só tenho a agradecer, foram apenas 3 aulas, mas o suficiente para criar novas visoes, obrigadoo!

nathalya muenzer

REGINA AZEVEDO disse...

Querida Nathy, nós é que agradecemos por sua dedicação e por empenhar conosco seu talento nesta empreitada. Siga em frente, você é do babado... Beijocas!